top of page

Leiomiossarcoma

Visão Geral

   

    O leiomiossarcoma é um tipo raro de câncer que se inicia no tecido muscular liso.

O tecido muscular liso é encontrado em muitas áreas do corpo, como o sistema

digestivo, o sistema urinário, os vasos sanguíneos e o útero.

O leiomiossarcoma geralmente começa no abdômen ou no útero. Começa como

um crescimento de células anormais e muitas vezes cresce rapidamente para

invadir e destruir o tecido normal do corpo.  Os sinais e sintomas do

leiomiossarcoma dependem de onde o câncer começa. Eles podem incluir dor,

perda de peso e um nódulo ou inchaço crescente que pode ser sentido através

da pele.  

leiomissarcoma uterino.png

Eu gostaria de saber mais sobre

Obrigado por se inscrever!

Quando consultar um médico


Marque uma consulta quando algum sintoma persistente o preocupar.

Diagnóstico

Os exames e procedimentos usados para diagnosticar o leiomiossarcoma dependem da sua localização, mas podem incluir:

Exame físico. Seu médico pode examiná-lo para obter mais pistas sobre o que está causando quaisquer sinais e sintomas que você possa estar enfrentando.
Exames de imagem. Os exames de imagem podem incluir ressonância magnética, tomografia computadorizada e tomografia por emissão de pósitrons (PET).
Biópsia. Um procedimento de biópsia envolve a remoção de uma amostra de tecido suspeito para exame. A amostra é enviada para um laboratório onde é analisada para a confirmação histopatológica.

Como a amostra de biópsia é coletada depende de onde o tecido suspeito está localizado. O procedimento requer um planejamento cuidadoso para que a biópsia seja feita de forma que não interfira em futuras cirurgias para remover o câncer. Por esta razão, peça ao seu médico um encaminhamento para uma equipe de especialistas com experiência no tratamento

Tratamento

Os tratamentos que serão mais eficazes para você dependem da localização e do tamanho do seu leiomiossarcoma, bem como se ele se espalhou para outras áreas do seu corpo. Seu médico também considera sua saúde geral e suas preferências ao criar um plano de tratamento.

Em geral, os tratamentos para leiomiossarcoma podem incluir:

Cirurgia. O objetivo da cirurgia é remover todo o leiomiossarcoma. Mas isso pode não ser possível se o câncer cresceu muito ou invadiu outros órgãos próximos. 
Radioterapia. A radioterapia utiliza feixes de energia, como raios X e prótons, para destruir as células cancerígenas. Durante uma sessão de radioterapia, você se deita em uma mesa enquanto uma máquina se move ao seu redor e direciona os feixes de energia para seu corpo. A radioterapia pode ser recomendada após a cirurgia para destruir quaisquer células residuais.
Quimioterapia. A quimioterapia é um tratamento medicamentoso que usa produtos químicos poderosos para matar as células cancerígenas. Pode ser recomendado se o leiomiossarcoma não puder ser removido completamente com cirurgia ou se o câncer se espalhar para outras áreas do corpo.
Terapia alvo. Os tratamentos com terapia alvo concentram-se em anormalidades específicas presentes nas células cancerígenas. Ao bloquear essas anormalidades, os tratamentos com terapia alvo podem causar a destruição das células cancerígenas. A terapia alvo pode ser uma opção para o leiomiossarcoma avançado. Seu médico pode testar suas células cancerosas para determinar se a terapias alvo pode ser útil para você.

Luiz Fernando Nunes

LEBLON | RIO DE JANEIRO

RUA CARLOS GÓIS 375 - SALA 601

(21) 2512-9667 

  • YouTube
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page