Lipossarcoma
O lipossarcoma é um tipo raro de câncer que começa nas células de gordura.
O lipossarcoma é considerado um tipo de sarcoma de partes moles. O lipossarcoma pode ocorrer nas células de gordura em qualquer parte do corpo, mas a maioria dos casos ocorre nos músculos dos membros ou no abdômen. O lipossarcoma ocorre com mais frequência em adultos mais velhos, embora possa ocorrer em qualquer idade. O tratamento para o lipossarcoma geralmente envolve cirurgia para remover o câncer. Outros tratamentos, como radioterapia, também podem ser usados.
Sintomas
Os sinais e sintomas do lipossarcoma variam dependendo da parte do corpo onde o câncer se forma.
O lipossarcoma que se forma nos braços e pernas pode causar:
-
aumento de volume sob sua pele
-
Dor
-
Inchaço
-
Fraqueza do membro afetado
O lipossarcoma que se forma no abdômen pode causar:
-
Dor abdominal
-
Aumento de volume abdominal
-
Sensação de saciedade
-
Constipação
-
Sangue nas fezes
Diagnóstico
Não está claro o que causa o lipossarcoma.
Os médicos sabem que o lipossarcoma se forma quando uma célula desenvolve erros (mutações) em seu código genético. As mutações dizem à célula para se multiplicar rapidamente e continuar vivendo quando outras células morreriam. As células anormais acumuladas formam uma massa (tumor).
Existem vários tipos de lipossarcoma. Alguns crescem lentamente e as células ficam em uma área do corpo. Outros tipos crescem muito rapidamente e podem se espalhar para outras áreas do corpo.
Os exames e procedimentos usados no diagnóstico de lipossarcoma incluem:
Exames de imagem. Seu médico pode recomendar exames de imagem para determinar o tamanho e a extensão do seu lipossarcoma. Os exames podem incluir raios-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Biópsia. Durante um procedimento de biópsia, seu médico remove uma pequena amostra de tecido para avaliar a presença células cancerígenas. A localização do seu tumor determina como a amostra de tecido é removida.
Usando testes de laboratório avançados para determinar os tipos de células envolvidas no câncer. Médicos especializados em análise de sangue e tecidos corporais (patologistas) estudarão suas amostras de biópsia usando testes laboratoriais especializados, como imuno-histoquímica, análise citogenética e testes genéticos moleculares. Esses testes fornecem informações sobre seu lipossarcoma que ajudam seu médico a determinar seu prognóstico e suas opções de tratamento.
Tratamento
Os tratamentos para lipossarcoma incluem:
Cirurgia. O objetivo da cirurgia é remover todas as células cancerosas. Sempre que possível, os cirurgiões trabalham para remover todo o lipossarcoma. Se um lipossarcoma crescer para envolver órgãos próximos, a remoção de todo o lipossarcoma pode não ser possível. Nessas situações, seu médico pode recomendar outros tratamentos para diminuir o lipossarcoma para facilitar a remoção durante uma eventual cirurgia.
Radioterapia. A radioterapia usa poderosos feixes de energia, como raios X e prótons, para matar as células cancerígenas. A radiação pode ser usada após a cirurgia para matar as células cancerígenas que permanecem. A radiação também pode ser usada antes da cirurgia para encolher um tumor, a fim de tornar a remoção tumoral factível.
Quimioterapia. A quimioterapia usa drogas para matar células cancerosas. Nem todos os tipos de lipossarcoma são sensíveis aos medicamentos quimioterápicos. A análise cuidadosa de suas células cancerosas por um patologista especializado pode determinar se a quimioterapia terá benefício.
A quimioterapia pode ser usada após a cirurgia para matar quaisquer células cancerígenas que permaneçam ou antes da cirurgia para diminuir um tumor. A quimioterapia às vezes é combinada com a radioterapia.
Contato
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira
09:00 - 19:00
Rua Carlos Gois 375 sala 601 Leblon | Rio de Janeiro
(21) 2512-9667